ACADÊMICOS DA UTFPR INTEGRANTES DO PIBID REALIZAM EXPOMAT NAS ESCOLAS PÚBLICAS 10/05/2019 - 09:00
Acadêmicos da UTFPR Campus Toledo coordenados por professores do curso de Licenciatura em Matemática, integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, realizaram nessa semana uma série de atividades em colégios estaduais de ensino fundamental e médio da rede estadual. A escolha da semana foi devido ao dia Nacional da Matemática, comemorada no dia 06 de maio. De segunda a quinta feira, atividades alusivas à disciplina de Matemática foram apresentadas de forma lúdica e divertida por meio de jogos, mágica e dobraduras a estudantes e professores.
O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica. Ocorre por meio de um edital de seleção, onde os acadêmicos com melhores coeficientes de rendimento inscritos são classificados de acordo com o número de vagas.
O núcleo do PIBID em Toledo da área de Matemática da UTFPR, é composto por três professores coordenadores Ivan, Loreci e Renato, 24 alunos bolsistas e 3 professores supervisores nos estabelecimentos escolhidos pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, professor Rubens do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, professora Ivete do Colégio Estadual Antônio José Reis, e Francisca do Colégio Estadual Jardim Gisele. Esse núcleo define o cronograma de trabalho, pois cada aluno tem que desenvolver 12 horas de atividades por semana, 4 horas por semana nas escolas, 4 horas por semana na universidade e outras 4 horas por semana em casa ou outro local.
Através do programa PIBID, acadêmicos da UTFPR auxiliam nas salas de apoio nas escolas estaduais, na preparação dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, auxiliam os professores regentes de classe, e por meio dele realizaram o planejamento da Expomat – Semana da Matemática. Os Colégios escolhidos para exposição dos trabalhos foram Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, Colégio Estadual Luiz Augusto Moraes Rego, Colégio Estadual Dario Vellozo e Colégio Estadual Presidente Castelo Branco nos períodos matutino e vespertino.
As atividades consistiram em jogos, materiais e atividades que demonstrassem a matemática de forma divertida. Segundo o coordenador Ivan, a exposição foi pensada para facilitar a compreensão dos alunos a respeito do universo matemático, que pode ser usada em atividades simples do cotidiano, como jogos e brincadeiras. Outro objetivo é estimular a aprendizagem e incentivar estudantes a cursarem Licenciatura em Matemática na UTFPR.
Algumas das atividades foram mesa de bilhar elíptico desenvolvida pelos acadêmicos Otávio e Alienara onde alunos devem tentar encaçapar as bolinhas seguindo algumas regras usando as propriedades da elipse; o projeto matemágica desenvolvido pelas alunas Letícia, Eduarda e Daniela, no intuito de usar a matemática para fazer adivinhações, como funções logarítmicas para cartas, equações de primeiro grau para adivinhar as faces de dados, função exponencial entre outros; os alunos Gustavo, Anderson, Maria, Eduarda, Ana e Maria, fizeram um projeto visando estimular reflexão sobre simetria, abordaram o conceito do eixo de simetria, através de círculos, palavras, formação de imagens com espelhos por meio de fórmulas, caleidoscópios e caleidociclos.
No projeto de dobraduras, o aluno Welton utilizou caleidociclo e realizou trabalhos sólidos geométricos como dodecaedro, cubo infinito, suporte para celulares, dentre outros. Já os alunos Felipe e Nilson trouxeram vários jogos que desafiam a lógica matemática, como a torre de Hanói, onde estudantes devem utilizar uma função da matemática para determinar o mínimo de passos para transportar as peças de uma torre a outra sem por peças maiores em cima das menores, o cubo mágico, tangram, xadrez, dentre outros.
Para as alunas Débora e Izabel do 3º ano matutino do Dario Vellozo, as atividades foram estimulantes e divertidas. Para elas, as metodologias utilizadas principalmente nos exercícios de lógica favoreceram a comunicação e a compreensão.