ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO CE ANTÔNIO MAXIMILIANO CERETTA REALIZAM ATIVIDADES EM PROL DO MOVIMENTO ABRIL VERDE 03/05/2019 - 15:00

No dia 30 de abril, alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta de Marechal Cândido Rondon, realizaram apresentações dinâmicas sobre conteúdos relacionados a prevenção de acidentes de trabalho.
Essas apresentações ocorreram em prol do movimento Abril Verde, um movimento que visa implantar uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, debater melhores condições de segurança no ambiente laboral e também em memória as vítimas de acidentes de trabalho, comemorado no dia 28 de abril. O objetivo é garantir segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas a todos os brasileiros.
Nesse sentido é comum nesse mês, empresas e organizações desenvolverem atividades como palestras, debates, seminários, mobilizações sociais em grupos e voluntárias, e adoção do símbolo da campanha que é representado pelo laço verde. A cor verde foi escolhida por simbolizar a segurança trabalhista e por estar relacionada aos cursos da área da saúde e trabalho.
Dessa forma, o evento da escola também denominado ABRIL VERDE TST 2019, ocorreu no período noturno com a presença das turmas do curso técnico, professores e direção.
A preparação dos alunos se deu através de encontros entre os intervalos das aulas e fora da escola. Cada grupo ficou com um professor responsável por auxiliar em dúvidas e sugestões. As apresentações foram através de teatro, dinâmicas, vídeos, conceituações, exposição de panfletos, paródias e músicas. Também foram utilizadas ferramentas do laboratório de segurança do trabalho como os EPI's e objetos pessoais.
O evento foi organizado pela Coordenadora do curso Suelenatane Ferreira da Silva. A ideia começou a ser discutida com a equipe pedagógica e com os alunos no dia 03 de abril e a partir do dia 10 todos os alunos já estavam com seus temas e grupos definidos, e passaram a desenvolver as atividades que seriam apresentadas. Além da referência ao abril verde, a coordenadora acredita que atividades como essas servem para formar os profissionais para o mercado de trabalho, torná-los mais sensíveis e engajados aos movimentos sociais, alertá-los sobre a relevância da segurança no trabalho e prevenção de acidentes.