EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL ETI NO CE DO CAMPO SANTA RITA D’OESTE – TERRA ROXA 12/04/2019 - 14:00
O Colégio Estadual do Campo Santa Rita D’Oeste de Terra Roxa é o único do Núcleo Regional de Educação de Toledo contemplado com a Educação em Tempo Integral - ETI para o ensino fundamental (6º ao 9º ano). Essa proposta visa ampliar tempos, espaços escolares e oportunidades de aprendizagem, visando à formação integral das crianças, adolescentes e jovens matriculados preocupando-se com a formação ética, cultural, política, estética, física e cognitiva dos sujeitos.
Essa proposta é de um currículo integrado, organizado em uma matriz curricular por meio das disciplinas da Base Nacional Comum e disciplinas e componentes curriculares da parte diversificada (Ensino Fundamental). O Componente curricular é escolhido e definido pela comunidade escolar, considerando as necessidades e interesses dos estudantes. No Colégio Estadual do Campo Santa Rita D’Oeste, além das disciplinas diversificadas que compõem a grade curricular como educação musical, educação científica e cidadania, espaço cultural paranaense, há quatro componentes curriculares que são Rádio Escola, Educação de Direitos Humanos, Recreação e Lazer e Expressão Corporal. A cada ano, no período de matrículas, os alunos optam por um componente curricular com vagas limitadas, onde possam desenvolver atividades no decorrer do período letivo.
Dentro do componente curricular Rádio Escola, os alunos divulgam os avisos do estabelecimento como cardápios, avisos da direção e outros setores, atividades diferenciadas do estabelecimento, mensagens diárias de motivação e recepção dos demais alunos, previsão do tempo, dicas de Língua Portuguesa, dicas de saúde, esporte e lazer, realizam homenagens em datas comemorativas, organizam ações sociais como campanha do agasalho, apresentações musicais, semanas cívicas, jornal diário e demais informativos. Dezoito alunos fazem parte do projeto com aulas nas segundas, quartas e sextas feiras.
Os alunos Pedro Henrique de Souza e Quetlin Cauana da Silva falaram um pouco a respeito:
“A gente começou a campanha do agasalho, mais para frente a gente vai fazer das pilhas que a gente recolhe pilhas, tipo uma reciclagem, depois manda para o governo para ver quem fica em primeiro lugar, daí ganha prêmios. A gente tem uma sala com microfone, computador.“
“A gente lê ali na frente como vai ser a previsão do tempo, o que é notícia, o que vai ter no almoço, o que vai ter no lanche da tarde, cedo, tudo.”
Já no componente curricular referente a Educação em Direitos Humanos, os alunos realizam atividades de implantação de horta orgânica, cultivo de frutas, preparação de canteiros, paisagismo, reorganização dos espaços escolares, dentre outros. Os alunos Eduardo Henrique e José Eduardo falam sobre o componente:
“Começou tudo num mato seco, aí o trator veio lá limpou tudo, e ficou mais mole a terra. Daí a gente foi fazendo canteiro, depois fomos plantando, aí começamos a jogar um pouco de esterco, essas coisas, agora está com uns 7 canteiros de plantação. Aí a gente vai plantar mais algumas plantinhas, a gente também começou a plantar tomate esses dias. Eu comecei agora a fazer e eu adorei, eu não quero sair.”
“Nosso componente, a gente ajuda a escola com os vegetais, os legumes, na hora do almoço para o município. A gente vai ter um projeto de pintar o muro ali, a gente cuida da horta lá embaixo, já tem bastante carreira pra gente plantar ainda, a gente também fez um sistema de irrigação que é um litro com um barbante cai três gotas por minuto. ”
No componente curricular referente a Recreação e Lazer os alunos fazem jogos, dinâmicas de cunho pedagógico, brincadeiras que valorizem o trabalho em equipe, a comunicação interpessoal, atividades físicas como atletismo, futsal, voleibol. Na Expressão Corporal os alunos trabalham dança, desenhos artísticos, mosaicos, movimentos de alongamento e relaxamento, dentre outros. Os alunos Enoani de Souza Silva e Júlio César Frank abordaram um pouco sobre o componente recreação e lazer:
“A gente faz atividades que envolve o corpo. Nos primeiros dias a gente andou de slackline, aí a gente também fez caça bandeira. A gente jogou um pouco de futebol. Fizemos competições de quem ria primeiro.”
Além dos componentes curriculares, os alunos possuem o Grêmio Estudantil que auxilia a escola na arrecadação de recursos para atividades dos alunos e programas sociais para auxílio a comunidade. Há uma ação de toda a escola voltada ao combate e prevenção ao bullying. Cartazes espalhados por todo estabelecimento com frases de alerta, de combate ao bullying despertam a atenção de todos que integram a comunidade escolar e ajudam a emitir alerta para situações de risco no estabelecimento.