JOGO NARRATIVO COM ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL ERON DOMINGUES E BOLSISTAS DO PIBID DA UNIOESTE 12/09/2019 - 08:40

Nos dias 15 e 16 de agosto os alunos bolsistas do subprojeto PIBID-História – Unioeste, com a orientação e coordenação da Professora e Dra. Aparecida D’Arc Souza, desenvolveram com os alunos do 7º ano C e 3ª série B do Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon, uma prática no ensino da disciplina de História: o jogo narrativo. Este consiste em uma maneira lúdica e dialogada de ensinar e compreender a história, através de cartas expositivas e explicativas.

As turmas da professora supervisora do subprojeto, Judite V. Schmitt, puderam memorizar conteúdos que estudaram no último trimestre de uma forma prática, divertida e participativa.

O objetivo do jogo narrativo nas aulas de História é ser um instrumento de aprendizagem, favorecendo a fixação do conteúdo, auxiliando na contextualização do recorte temporal, na interpretação dos fatos históricos que foram apresentados no jogo e compreensão das ações dos sujeitos que viveram no período estudado. Através dos jogos o conteúdo se tornou mais significativo para os alunos.

O desenvolvimento do jogo narrativo em sala de aula auxilia o professor na introdução de um tema, atividade de fixação ou de avaliação para a turma. Os temas apresentados nos jogos narrativos pelos bolsistas do PIBID/História estão de acordo com o PTD – Plano de Trabalho Docente do 2º trimestre da disciplina de História do 7º ano C (A expansão marítima europeia) e 3ª série B (O Nazismo).

GALERIA DE IMAGENS