PROFESSORA DE MATEMÁTICA DO CE NOVO HORIZONTE PROPÕE A CRIAÇÃO DE MANDALAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA 06/06/2019 - 15:00

A professora de Matemática, Adriana Regina Perez Rech, do Colégio Estadual Novo Horizonte, elaborou um projeto que está sendo aplicado desde março com os alunos dos sextos e sétimos anos, que consiste na criação de formas geométricas. Os alunos tiveram que elaborar mandalas em formatos de CDs e DVDs, onde aprenderam melhor os conteúdos referentes a conceitos básicos de geometria, como formas planas, espaciais, dimensões e simetria.

A proposta do projeto conta com diversas etapas para a efetiva realização. Envolve pesquisa prévia realizada pelos alunos no laboratório de informática, a escolha das imagens circulares, colagem em CDs e DVDs, pintura e decoração das mandalas, análise geográfica das produções e exposição nas salas de aulas.

Segundo a professora, a proposta surgiu a partir da percepção de que os alunos gostam de atividades práticas e concretas e através dessas, assimilam melhor os conteúdos melhorando o desempenho educacional. Também percebeu que ao abordar noções de geometria (perímetro e área) os alunos tinham dificuldade para entender e diferenciar as formas geométricas planas e espacias, o que cooperou para a aplicação do projeto.

Ressaltou ainda que a ideia da mandala foi devido a um presente que ganhou de uma colega professora, no aniversário de 2018, que a instigou a desenvolver o projeto de confecção de mandalas para explorar as formas geométricas. Como os alunos não poderiam dispender de recursos caros para a confecção, visto que a maioria são oriundos de famílias de baixa renda, a professora começou a juntar CDs e DVDs velhos, para que durante o ano letivo de 2019 pudesse implantar a atividade prática. Para produzir diferentes imagens de mandalas circulares são usados além de CDs e DVDs, fio de nylon fino, miçangas, coloridas, cola glitter colorida, cola branca, botões, sementes, meias pérolas e pedrarias em geral.

Para a professora e para a instituição os resultados são os melhores possíveis, já que os alunos se envolveram de forma satisfatória, com interesse e muita criatividade. Acredita-se que a prática está colaborando muito com o aprendizado de geometria. A aluna do 7º ano Érica ressalta: “ A sala em que eu estudo está bem empenhada e com muita força de vontade. Adoramos fazer atividades diferenciadas, principalmente práticas como as mandalas”. Sua colega de turma Ana Paula Cadena, também gosta muito da atividade e destacou que a sala teve um ótimo desempenho, o que aumentou o senso de responsabilidade e compromisso dos alunos, o que antes não era muito visível. Depois de concluídas, as mandalas ficam expostas nos tetos das salas de aulas.

GALERIA DE IMAGENS