PROJETO RODA DE CONVERSA E LEITURA LEVA ESCRITORES TOLEDANOS AO COLÉGIO ESTADUAL NOVO HORIZONTE 03/06/2019 - 11:00

O Colégio Estadual Novo Horizonte de Toledo em parceria com a Academia de Letras de Toledo (ALT) lançou o projeto "Roda de Conversa e Leitura com Autores Locais", com objetivo de incentivar os alunos a desenvolverem o hábito da leitura e aproximá-los dos escritores do município.

Esse projeto proposto pela Direção do estabelecimento visa efetivar outro programa da Academia de Letras de Toledo intitulado "A Academia vai à Escola" em que 13 autores locais acadêmicos participam. Esses autores então se dirigem ao estabelecimento em datas estipuladas conforme cronograma da escola, para atender todas as turmas durante todo o ano de 2019, e assim efetivam conversas sobre leitura e apresentação de suas obras. Três rodas de conversa nesse intuito já foram realizadas, sendo que a última ocorreu em 17 de maio com os oitavos anos do período matutino e a participação das poetas e acadêmicas Edy das Graças Braun e Helga Viezzer. Em rodas anteriores, participaram as escritoras Lucrécia e Ana Welter, e Malgarete Frasson.
 
A conversa com as autoras Edy Braun  e Helga Voezzer  do dia 17 de maio foi animada, pois ambas destacaram a história pessoal, a infância e sua paixão pelas letras. Além disso distribuíram cópias de poemas, crônicas em que ambas declararam seu versos, o que deu vida a atividade. A escritora Helga Viezzer distribuiu ainda 30 exemplares do livro infantil “O barulho embaixo do travesseiro” da autora Lívia Girelli Viezzer, sua neta. Nessa data também foi inaugurado o banner oficial do Projeto, e as autoras ainda doaram duas coletâneas do Clube da Poesia de Toledo e uma obra com os integrantes da Academia

Na Biblioteca Escolar Helena Kolody do Colégio Estadual Novo Horizonte, está sendo montada uma Galeria de Autores locais, com fotos e obras dos participantes do projeto, que ficarão à disposição dos alunos para a leitura, e que recebeu a visita do Secretário Municipal da Educação, professor Renato Feder, no último dia 24 de maio. Esse projeto só será encerrado em dezembro, sendo que a instituição receberá em média a visita de dois autores por mês. Outra iniciativa da instituição é que após a visita, cada turma seja convidada a ler e interpretar um texto do autor convidado.

GALERIA DE IMAGENS