REUNIÃO COM GESTORES, PEDAGOGOS E REPRESENTANTES DA REDE DE PROTEÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE TOLEDO, SÃO PEDRO DO IGUAÇÚ E OURO VERDE DO OESTE 31/07/2019 - 16:00

Na terça-feira as 13h30, no Anfiteatro Moacir Galante, aconteceu a Reunião com os representantes da Rede de Proteção do município, diretores e pedagogos das escolas estaduais jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Toledo, para dialogar sobre as políticas que envolvem a rede de proteção para crianças e adolescentes, formas de encaminhamento, de modo a auxiliar as escolas no combate à evasão escolar.

Iniciativa do Núcleo Regional de Educação, o objetivo da reunião é estreitar os laços entre os órgãos com os gestores e pedagogos das escolas, para que possam conter a evasão de forma rápida e dar o encaminhamento correto a alunos desistentes de acordo com o problema identificado, protegendo o direito a educação de qualidade e na idade certa.

Anteriormente a escola fazia a relação dos alunos ausentes e encaminhava ao Núcleo Regional de Educação que através do técnico responsável, fazia o contato com as famílias e as redes de proteções e providenciava o retorno do aluno a escola. Entretanto, esse encaminhamento muitas vezes era tardio, prejudicando o rendimento escolar do educando, ocasionando inúmeras desistências no Censo Escolar.

Dessa forma, por meio do Programa Presente na Escola, todos os dias, os gestores irão receber relatórios com a frequência dos educandos, onde deverão identificar os ausentes, os motivos provenientes da ausência, que se decorrentes de fatores externos ao estabelecimento, deverão ser encaminhados ao órgão de proteção correspondente.

Vários representantes de órgãos diferentes falaram sobre as formas de atuação como a Patrulha Escolar, a Secretaria da Saúde, Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Polícia Civil, CREAS, CRAS, dentre outros. A investigadora de Polícia Civil do Estado do Paraná há quase 8 anos na 20ª subdivisão de Toledo, do Núcleo de Inteligência Policial, Rosana Botelho, falou do benefício da proximidade que está sendo criada entre Polícia Civil com a comunidade em geral. Para ela, é extremamente importante que a sociedade conheça os canais de comunicação que servem para proteção tanto de menores quanto das pessoas que precisam denunciar crimes anonimamente.

A preocupação com relação a evasão escolar, da atualização de dados em tempo real no Educa Censo, de proteger o direito da criança e do adolescente a educação na idade certa, de combater as causas da evasão como ausência de responsabilidade da família, violência, tráfico de drogas, trabalho infantil, dentre outros, fortalece a necessidade de que todas as esferas da sociedade mantenham o diálogo e a cooperação mútua para que os mecanismos de proteção possam ser acionados corretamente e os problemas solucionados de forma eficiente.

GALERIA DE IMAGENS