SEMANA CULTURAL INDÍGENA DE 15 A 17 DE ABRIL CE INDÍGENA KUAA MBO’E 16/04/2019 - 11:00

Dos dias 15 a 17 de abril ocorre a Semana Cultural Indígena no Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo'e, promovido pelo Colégios Estaduais Indígenas Teko Nemoingo de São Miguel do Iguaçú, Araju Porã e Kuaa Mbo'e de Diamante D’Oeste com o apoio das comunidades indígenas. Nessa segunda-feira o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, o Prefeito Municipal de Diamante D’Oeste, vereadores, secretários e representantes da Itaipu Binacional participaram da cerimônia de abertura, com o envolvimento de todo o corpo estudantil e visitantes de vários estabelecimentos de ensino, inclusive de municípios vizinhos.

A semana é desenvolvida no intuito de fortalecer e valorizar a cultura AVA Guarani com apresentações culturais das tradições, danças, medicina natural, exposições, venda de artesanato indígena e trilhas na natureza.  É um momento muito importante para divulgar a cultura, favorecendo a reprodução sociocultural dos saberes, práticas, instituições, rituais, trabalhos, danças, folclore, artesanato e história. Também é essencial a cultura escolar pois a história do Brasil foi construída através da cultura indígena, e é uma forma de valorização além de incentivo para que o Índio não perca sua identidade cultural.

Na oportunidade autoridades presentes alegaram a importância de manter viva a história indígena e incentivar políticas públicas na construção e preservação de espaços comunitários para o diálogo e reflexão sobre temas culturais dos povos indígenas. O Diretor Jairo Cesar Bortolini reforçou a necessidade de parcerias que lutem a favor da preservação da cultura indígena, e que possam auxiliar na divulgação da arte e cultura desses povos.
Instituições municipais e estaduais, inclusive de outros municípios prestigiaram as apresentações musicais através dos corais e grupos de dança, artesanato e história com a reprodução de filmes e desenhos artísticos. Há ainda sala de pintura onde os interessados podem fazer desenhos no seu próprio corpo relacionado a cultura guarani, com tinta lavável. Também há um grupo responsável por conduzir os visitantes em trilhas, explicando a flora nativa, o espaço da aldeia, que dura cerca de 45 minutos.

O professor Teodoro Tupa Alves que faz parte da comunidade indígena, muito respeitado pelo cacique e pela comunidade, agradeceu a participação de todos e pediu o auxílio no sentido de divulgar e prestigiar a cultura das comunidades de Diamante D’Oeste. Da mesma forma, o Diretor Jairo Cesar Bortolini agradeceu o empenho dos demais diretores, do Diretor Mauro Dietrich da Escola Estadual Indígena Araju Porã e das demais instituições e comunidades que se empenharam na realização 13ª Semana Cultural. Agradeceu as visitas do Chefe do Núcleo, Prefeito Municipal, funcionários da Itaipu, mas especialmente aos grupos, corais e as Comunidades Indígenas, pois sem eles não seria possível realizar essa semana cultural. Salientou que a semana serve para fortalecer o que existe há séculos no nosso país, para que essas comunidades tradicionais não caiam no esquecimento, e que o povo guarani é uma comunidade tradicional da nossa região, e que devido a isso, precisamos respeitá-los e valorizá-los cada vez mais. Estendeu o agradecimento aos colegas diretores que fazem inúmeros esforços para chegar até ali trazendo seus alunos para estarem conhecendo realmente como vivem as comunidades guaranis de Diamante D’Oeste.

GALERIA DE IMAGENS