SOCIALIZAÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO 2019 COM DIRETORES E PEDAGOGOS DO NRE TOLEDO 12/03/2019 - 08:00

No dia 08 de março, dia internacional da Mulher, ocorreu o encontro no auditório da Pontifícia Universidade Católica – PUC de Toledo, entre os departamentos da equipe de educação básica, educação profissional, educação especial e estrutura do Núcleo Regional de Educação de Toledo, incluindo o Chefe José Carlos Guimarães, a Assistente Técnica Neiva Marques de Andrade Niero e a Coordenadora da equipe pedagógica, Nadeje Emmel Muhlbeier, e diretores e pedagogos de todas as escolas pertencentes ao Núcleo para debater e complementar os Planos de ação 2019.

A abertura dos trabalhos se deu com uma breve homenagem ao dia da mulher e com a Chefia do Núcleo Regional de Educação, José Carlos, explanando a importância desse momento complementar que dará continuidade ao trabalho de aperfeiçoamento do plano de ação de cada estabelecimento de ensino, que teve seu início com a capacitação de Diretores em Faxinal do Céu e com a semana de estudos e planejamento em fevereiro. O chefe aproveitou para ressaltar ainda a importância da Prova Paraná que irá ocorrer dia 13 de março, que irá aferir o conhecimento dos alunos e que deve subsidiar o plano de ação de 2019, pois através dos resultados é possível identificar a eficácia do ensino aprendizagem.

Os representantes das escolas, diretores e pedagogos foram agrupados por modalidades de ensino em salas de aula, como Ensino regular, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação de Jovens e adultos,  Educação especial e monitoria pedagógica onde um ou dois monitores, representantes das modalidades específicas no Núcleo regional de Educação, foram responsáveis pela condução dos trabalhos que ocorreu através de questões reflexivas acerca dos planos elaborados como início e duração, objetividade, troca de experiências, sugestões, execução e reorganização dos planos. 
Em cada modalidade, o grupo pôde dividir informações, trabalhar as diferentes frentes de atuação dos planos de ação por meio da análise de quatro dimensões específicas: redução de reprovação, redução do abandono, melhoria da aprendizagem de leitura, interpretação e escrita e melhoria da aprendizagem na resolução de problemas/problematização. Logo após houve uma dinâmica com o objetivo de desenvolver a rapidez no raciocínio e ação voltada a resolução de problemas.

O plano de ação de cada estabelecimento foi elaborado na semana de estudos e planejamentos, e esta etapa se deve a uma reorganização e melhor execução dos planos, de forma a contemplar todas as necessidades da instituição. Para isso, foram analisadas todas as frentes de atuação de acordo com problemáticas existentes nos estabelecimentos, de forma a gerenciar e executar ações que diminuam índices de evasão escolar, reprovações, dificuldades de aprendizagem, dentre outros.

GALERIA DE IMAGENS